sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MEDICINA OCULTA NO COTIDIANO 19

CUIDADO!
A noite chegou de mansinho e nem percebi. Trabalhava nos teclados e palavras as memórias de pessoas doentes que foram melhorando, lembranças escritas de outras cuja saúde causa preocupação. Ser gente aqui na Terra tem seu risco, e a felicidade, ou pelo menos a saúde, é dom frágil. Coisa que requer cuidado, atenção e, paradoxalmente um certo descuido.
Há quem use da vida como quem tem uma posse que pode garantir acima dos percalços. Ocorre-me que isso é uma superstição como crer que gato preto dá azar. A vida é uma porta aberta para uma rua desconhecida. Cuidemos da porta e vigiemos a rua, sem, contudo, perder de vista que o desconhecido espreita e isso é bom. Talvez fosse agradável ter tudo sob controle. Talvez. Não sei. Sei que nos países onde tudo é muito bem controlado nem sempre a felicidade é fato corriqueiro.
Tomo o cuidado de não assumir posturas extremistas; não quero que me confundam com alguém que não se preocupa em nada com a saúde. Mas tampouco quero que pensem que está tudo sob controle rigoroso.
Há quem adote uma alimentação natural com a crença (vã) de que a partir deste momento estará protegido dos males que afligem a humanidade. Sabemos, é verdade, que numerosas enfermidades são fruto de maus hábitos. E, mesmo aquelas relacionadas com a genética, ou com ambientes poluídos têm seus efeitos minimizados através de uma alimentação de boa qualidade, mas isso não significa proteção absoluta. Melhor dizer que hábitos sadios reduzem as possibilidades do mal. Há também quem crê que muros altos e carros à prova de bala lhes trarão vida longa. Outros males estão à espreita. Há quem, com emprego garantido e seguros pagos, sente-se em paz com a vida... A vida espreita e, em uma esquina do tempo, o mundo pode dar mais voltas que o esperado, que aquilo estabelecido...
Durante a minha vida me descuidei de muitas coisas. Não percebi a necessidade de olhar para os lados antes de atravessar a rua, até que fui atropelado... devo dizer que esta frase é apenas metafórica, pois tenho a sorte de não ter sido atropelado. Mas a metáfora permanece como verdade. Hoje, olhando para trás e para o presente me dou conta dos riscos que corri e respiro aliviado ao tempo em que me disponho a olhar para os lados da rua antes de atravessa-la, e, ao mesmo tempo, sei que algo pode vir do céu. Por isso cuidado, digo para mim, tenha cuidado, mas esteja pronto para o que está além do que pode ser previsto.
Em 3/10/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário