domingo, 14 de fevereiro de 2010

COMPLEXA SAÚDE

Talvez alguns visitantes prefiram o sol, mas para nós que aqui moramos, nada como uma chuvinha fina no telhado. Durante a noite toda choveu... Foi o que me disseram, pois eu, na verdade, não escutei nada, embora talvez a chuva tenha escutado meu ressonar. Ao despertar descobri o Vale encharcado, as montanhas ainda se refestelando nas nuvens. O cheiro fresco do ar matinal...
Todas estas coisas simples são o fruto de trilhões, se não mais, de combinações complexas de uma infinita quantidade de elementos. Não chove do nada, o sol não aparece cortante firme por mera sorte. Cada coisa faz parte de uma dança de muitas causas para muitos efeitos. Uma dança muito complexa! Assim também na nossa saúde.
Quando era jovem, premido por problemas de saúde bastante desagradáveis, comecei a estudar alguns livros de nutrição e descobri algumas coisas bem interessantes. Por exemplo, no livro Nutrição e Vigor (A. de Miranda) encontrei que o uso de vitamina C artificial poderia não resolver todos os problemas relacionados ao escorbuto (que é a deficiência nutricional desta vitamina). Nesta doença a pessoa fica fraca, susceptível a infecções, as gengivas sangram, os dentes caem etc. Os navegantes europeus padeceram muito com este problema porque descuidavam de levar frutas e hortaliças em suas viagens através dos mares. Os índios canadenses ajudaram marinheiros ingleses ofertando-lhes alimentos frescos. Navegantes chineses no início do século XV, contemporâneos dos grandes navegadores europeus, tinham algum conhecimento da necessidade de víveres frescos, daí levavam barris, plantados com hortaliças, em seus gigantescos navios (de 1500 toneladas!). O interessante é que quando uma pessoa tem a deficiência escorbuto, o uso de comprimidos de vitamina C ajuda com todos os sintomas exceto com o sangramento gengival. Este está relacionado com a deficiência de citrina, uma vitamina pouco comentada porque está presente na natureza onde quer que exista vitamina C. Ou seja, para resolver satisfatória e completamente o escorbuto há que tomar vitamina C de fontes naturais. Na minha juventude padeci de cegueira noturna por deficiência de vitamina A. Fui a um médico que me receitou um liquido gorduroso repleto da vitamina. As alterações cutâneas derivadas do problema desapareceram de imediato, mas resultou como seqüela uma perda da competência visual no entardecer. É que a vitamina A tem melhor resultado quando em contato com o Zinco, um mineral que necessitamos em quantidades irrisórias (e que não estava presente na medicação). Não há nenhuma enzima, vitamina, mineral, proteína etc. em nosso corpo que funcione independente de qualquer coisa ou situação. Na complexidade climática de nosso organismo, o tempo bom da saúde é fruto da combinação de uma quantidade imensa de fatores. Por isso devemos evitar substâncias milagrosas capazes de nos salvar de possíveis doenças. Além disso, por mais que um suplemento seja completo (e complexo) não é nada em termos de completude e de complexidade, se comparado com uma cenoura, uma pitanga ou uma manga. O nosso corpo agradece o consumo daquilo que se adequa a sua maravilhosa complexidade.
Em 14/2/10, recebam um abraço complexamente completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário