terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O RANÇO ARISTOCRÁTICO

Fui e sou testemunha, tanto na qualidade de mero observador, como na condição de participante efetivo, de diversos movimentos de variadas matizes que buscam melhorar – alguns sinceramente, outros não – o mundo.
Quando jovem frequentei assustado o diretório acadêmico do Colégio Central da Bahia, onde cursei o científico. Foi uma época de perseguições e os militares me metiam um medo tão atroz quanto o que sentia dos líderes do diretório com seu pregão religioso anti-imperialista. Tudo bem, sou um cara medroso e por isso seguramente poucos da minha geração tiveram o mesmo grau de susto. No entanto, lembro-me que os militares estavam defendendo a democracia, contra os comunistas insanos e os líderes do diretório defendiam a democracia contra os militares que na realidade defendiam a burguesia.
A burguesia naquela época para mim era uma coisa perversa, responsável pela pobreza e pela exploração do homem pelo homem – é assim que se dizia. Depois que a mulher foi incluída na conta dos despossuídos.
O capitalismo, instrumento burguês de dominação, era a fonte de todo o mal e isso era indiscutível no meio em que eu frequentei a partir daí, e era indiscutível porque na verdade não era discutido. Resolvi ler Marx, o Capital, e me esforcei, mas me perdi o tempo todo. E, o pessoal que militava nas hostes do bem não o havia lido, exceto um único colega, que conversava muito comigo e me ensinava e esmiuçava Hegel, Engels, Marx, muito mais fácil que a leitura. Lembro-me dele, magro, curvo, nariz aquilino, pele clara como impensável em um baiano daquela época, bem intencionado até a medula, o único que realmente sabia o que falava e como tal rejeitado tanto à direita quanto à esquerda (da qual queria participar sem sucesso). A dificuldade que eu encontrava em estar a seu lado era que ele era excessivamente estudioso – e todos os excessivamente estudiosos passam pelo dilema que foi a vida de Hamlet – e eu um tanto preguiçoso e ademais lia e relia a Anatomia da Paz de Emery Reves.

Por alguma insanidade eu queria a paz. É fácil dizer que isso era porque eu era e sou um covarde, nada pronto pra uma briga. Seguramente essa característica teve seu papel, mas seria reducionismo alheio à verdade outorgar a apenas isso o meu pacifismo precoce. No plano pessoal isso era seguro, mas no plano geral, social digamos, até que era corajoso, pois estava na contramão de tantos ao meu redor que progrediam desde as brigas de turmas de rua, até a propaganda revolucionária (tanto a favor quanto contra o regime militar).
Naquele tempo eu me sentia tendo que escolher entre os militares que me tiraram tantos dos meus amigos (amigos dos quais admirava a coragem), ou os militantes de esquerda que me remetiam aos pogroms soviéticos, à invasão da Hungria e ao esmagamento da Primavera de Praga... Hoje as coisas são algo diferentes, mas não tanto a mais quanto gostaria.

Ocorre-me que temos um tremendo medo de reconhecer a diferença como essencial à vida social, como aliás vem pregando com algum sucesso o pensador Leandro Karnal. Deveríamos observar mais cuidadosamente a biologia. Onde há maior diversidade há mais resiliência e resistência ambiental. O Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, estava se degradando ecologicamente e ninguém conseguia saber o porquê. A reintrodução dos lobos fez o parque voltar à vitalidade. Eles controlaram a população de certos herbívoros que antes se proliferavam e acabaram com a vegetação rasteira na beira dos rios e córregos.

Na nossa vida social e no relacionamento dentro da sociedade precisamos de todos os tipos de gente, ou, dito melhor e mais acertadamente, de todos os tipos de opiniões. E, a oposição a um governo, se exercida em boa-fé (imploro que leiam sobre a boa-fé no “Pequeno Tratado das Grandes Virtudes” de Comte-Sponville), e principalmente se o governo é exercido em boa-fé é absolutamente essencial e necessária para o bom andamento da coisa pública.

Mas o que vi foi um desastre patrocinado por uma elite ciosa de seu mundinho de regalias às custas de todo um povo laborando em condições frequentemente insalubres auferindo salários ignóbeis. O Brasil entrou numa espécie de Idade Média, da qual a muito custo tateamos para sair e, as notícias que vêm de Brasília não são nem um pouco alvissareiras. Pois conquanto nós, o povo, continuamos tateando para sair, outros, que podemos chamar de “elite” às claras ou disfarçadamente tudo faz com o intuito consciente ou não de manter tudo como está, ou seja, na contramão da diversidade.
Podemos chamar de “elite” não apenas quem nasceu em berço de ouro, mas também quem o conquistou, por vias políticas ou por labuta, mas que assume uma postura classista (disfarçada ou não) – e veja que existem pessoas muito ricas que não fazem parte dessa “elite”.

Isso não ocorre porque capitalismo, ou porque comunismo, ou porque falta religião ou porque insanos. Em alguma parte de todo o processo o economicismo acabou por suplantar o cuidado do com o povo ou com a coisa pública. Não se governa pelo bem das pessoas e sim pelo bem da economia, enquanto esse “bem” mantém, por exemplo, grupos muito ricos tendo suas dívidas perdoadas para manter o funcionamento do sistema, enquanto gastos com a saúde ou a educação dos mais pobres são denunciados como abusos socialistas.

O que temos é uma junção de um equívoco, onde as pessoas são esquecidas, com a má fé de políticos e seus asseclas em um verdadeiro complô contra uma possível democracia diversificada e bela.

Vamos ver aonde isso vai chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário